Blog do Negão

02/03/2013

"MODO OPERANDIS"

Dia desses eu estava me dirigindo a uma clínica para fazer um exame de imagem, quando fui parado por uma blitz. Desliguei a moto, desci, catei a documentação e mostrei ao policial. O problema é que o cidadão primeiro cismou com os pneus, que disse estarem carecas. Expliquei a ele que não se tratava de uma Titan, era uma Ninja, que é equipada com pneus tecnicamente slick, embora apresente algumas ranhuras. Mostrei a ele que a moto estava com menos de 1.000 km rodados, o que tornava sem sentido a possibilidade de os pneus estarem carecas. Acabei convencendo o cara.

Quando achei que finalmente seria liberado para fazer meu exame, o policial disse que minha moto apresentava um problema elétrico, pois só um farol estava funcionando. Para ilustrar o post, coloco embaixo duas fotos:


Duas belezuras: o da esquerda sou eu; à direita, a Ninja 650R


Como é possível observar, a moto tem dois faróis.

A questão é que, por padrão, as motos com dois faróis só acendem o da direita quando baixos. Isto é universal. Somente quando é acionado o farol alto é que os dois faróis são acesos. Mr. guarda não sabia disso, e eu tive que exercitar minha paciência tibetana inexistente para aguardar que passasse no local uma moto com as mesmas características, para provar ao cidadão fardado que eu não estava nem irregular nem mentindo. Ao cabo de cerca de 10 minutos, surgiram uma Super Teneré e uma Suzuki. O policial fez sinal para que parassem e o cara da Suzuki quase foi preso por ter feito comentários botando em xeque a competência do policial.

O episódio me deixou meio constrangido, tipo vergonha alheia, mas ainda mais preocupado com o que pode estar acontecendo por aí nessas operações policiais. Nem é culpa do pobre do soldado, o fato é que ficou patente que não há o necessário preparo para que os agentes de segurança pública exerçam seu papel com qualidade. Não tenho queixas quanto ao tratamento que tive no tocante ao respeito e urbanidade, mas se não tivesse um mínimo de poder de argumentação, minha moto teria sido apreendida sem base legal.

Tive acesso anteontem a um vídeo que demonstra que, aqui pelas bandas do Goiás, a galera da farda não é muito íntima dos veículos de duas rodas. O vídeo deixa claro que é vergonhosa a ignorância dos agentes quando o assunto é motocicletas.

 

Falar o que mais?


Escrito por Rogério Veloso às 23h50
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   



BRASIL, Centro-Oeste, GOIANIA, JARDIM GOIAS, Homem, de 46 a 55 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Música, Motos e Carrões







Histórico

    OUTROS SITES
        UOL - O melhor conteúdo
      BOL - E-mail grátis
      Assim Como Você
      Brasilerô
      Na Rima da Poesia
      Temporais
      Blog do Delegado
      Blog da Giovana
      Sinhá Clementina
      Simone - Escritora
      Blog da Lak
      Na Luta - Blog da Pati
      Blog da Tabs


    VOTAÇÃO
        Dê uma nota para meu blog